Postagens

Ideias Museais : no meio do caminho tinha um BLOG

Parafraseando Drummond* - no meio do caminho tinha um Blog, tinha um Blog no meio do caminho, tinha um blog, por isso, os textos postados no Blog Ideias Museais são resultantes dos apontamentos feitos para avaliação da disciplina Informação e Educação Patrimonial e neste espaço incluo as imagens que capturei ao longo desta cadeira.

Colegas, comentários são sempre bem vindos!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

EDUCAÇÃO E MUSEUS: textos, conferências e contextos




Afinal, o museu é um dos locais que nos proporcionam a mais elevada idéia do homem.Mas, os nossos conhecimentos são mais extensos do que os nossos museus [...] (André Malraux – O museu imaginário)

Na formação do curso de Museologia ainda não tive oportunidade de atuar como mediadora em nenhuma instituição museológica. Neste semestre, no entanto , durante o estágio obrigatório no Museu do Inter  tenho acompanhado de perto o trabalho dos mediadores deste museu nas visitas das escolas à sua exposição, mas tenho consciência que isto não substitui ter atuado  como mediadora , o que pretendo fazer assim que possível.

Minha experiência com ações educativas em museus limita-se a esta observação no estágio e a vivência como visitante, aí sim em vários museus.
Antes desta disciplina já havia lido alguns textos sobre educação em museus, e assistido a uma palestra da Amanda Tojal sobre o trabalho desenvolvido na Pinacoteca de São Paulo, em um seminário sobre Acessibilidade. 
Os museus de arte, história, ciências e tecnologia ou qualquer que seja sua tipologia existem para que as pessoas o visitem, acessem seu acervo - o museu  é uma instituição aberta ao público para fruição e aprendizagem.  Nesta relação público - museu / pesquisador–museu  para cumprimento de sua função social e educativa, a atenção à questão  pedagógica  é essencial na  qualificação do espaço e dos profissionais que atuam no museu .
  A aula expositiva sobre a Dimensão Educativa dos Museus e a função educativa dos Museus, ministrada pela professora Zita Rosane Possamai, abriu caminho para a discussão mais aprimorada sobre esta relação delicada e essencial entre museu e educação.

Desde suas origens os museus já apresentam uma dimensão educativa com os Gabinetes de curiosidades, Câmaras das Maravilhas. Em galerias como Louvre havia a formação clássica dos artistas cuja premissa é copiar os mestres e ter contato com as obras originais.

A partir do século 18 com a noção moderna de Patrimônio (Europa), os Museus passam a ter uma função moral de pedagógica: contribuir para a construção da identidade da nação. Os museus constituem-se como guardiões do Patrimônio.  No século IXX com o surgimento dos Museus de Ciências para abrigar coleções científicas e os pesquisadores que as investigavam evidenciam a função educativa destas instituições.

Desta forma a partir da aula da professora Zita compreendi que desde sempre o museu teve uma dimensão educativa, mas sua função educativa surge com a criação do setor, departamento ou programa educativo nos Museus e a presença das escolas nos museu para “complementação e ilustração” dos conteúdos pedagógicos vistos em sala de aula.  Além do mais as reflexões da função social e educativa dos museus vem transformando as percepções sobre como estes devem desempenhar esse papel. O museu pensado como um fenômeno, um processo intrinsecamente ligado a Educação, em parceria com as escolas.     
Cada vez mais a relação museu-escola tem assumido novas conformações, com o museu atuando em ações conjuntas com a escola, travando contatos, encontros com os professores.  Essas instituições, respeitando suas especificidades, devem qualificar a experiência do aluno ao possibilitar reflexões e novas experiências, atentos ao contexto social, cultural do estudante e sua faixa etária.   Sob esta nova perspectiva (que ainda é um desafio para realidade brasileira), a visitação no Museu feita por uma mediação com caráter dialógico, construtivo e não a mediação “extencionista” (lembrei do Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido) pode qualificar a experiência do aluno no museu.





2 comentários:

  1. Carla

    Parabéns pelo blog.
    Está muito bonito, fundamentado e poético!
    Vá em frente no uso dessa ferramenta.
    abs

    ResponderExcluir