Tive a oportunidade de
acompanhar a visita guiada teatralizada A Traça Biblió e o Poeta –Brincando
com os versos de Quintana que
aconteceu na casa de Cultura Mario Quintana .
O projeto existe desde 2006 e a visita tem entrada franca e é
direcionada a crianças.
[...] A visita é
conduzida por Dinorah Araújo, de forma lúdica, com a personagem Traça Biblió,
de Carlos Urbim, que apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ para
estudantes. Aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de
incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de
referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre, grande
fonte de inspiração da sua produção literária.
Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura, entre eles o quarto do
poeta, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana. A obra e a vida do
poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em
1923 e que se tornou na atual CCMQ, em 1990. Os poemas e textos escolhidos
para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú
de Espantos, Sapo Amarelo, A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido,
Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenaturais,
Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato
Furado. "
(Casa de Cultura Mário Quintana)
Em visita à exposição Brinquedo é Coisa Séria, tive o privilégio de ouvir pude ouvir os relatos dos colegas que organizaram a exposição e conferir como foi apresentado o recorte sobre gêneros, brincadeiras e brinquedos na infância. A exposição trouxe reflexões sobre este tema com textos, vídeos e brinquedos dispostos de forma inusitada.
Na
ida ao Jardim Botânico de Porto Alegre acompanhamos uma visita mediada (guiada?)
ao Museu de Ciências Naturais. O mediador, estudante de Biologia esforçou para
atender-nos da melhor forma possível. A visita ao Jardim Botânico previa outras
atividades e o atendimento pelo responsável pelo Setor Educativo, o que não foi
possível. Sem querer ser clichê, fizemos
do limão uma limonada (guiada)! Conhecemos algumas coleções científicas do
Museu, pudemos visitar setores que normalmente atendem pesquisadores das
ciências biológicas.
Parafraseando Drummond* - no meio do caminho tinha um Blog, tinha
um Blog no meio do caminho, tinha um
blog, por isso, os apontamentos que faço nesta avaliação da disciplina foram
postados no Blog Ideias Museais incluindo
algumas imagens que capturei ao longo da disciplina.
O uso de Blogs como
ferramentas educacionais são interessantes, pois podem ser um canal de
comunicação mais rápido e direto entre alunos e professores e entre os colegas,
permite socializar ideias, trabalhos, imagens e textos. Por ser público, os
textos publicados precisam ser mais bem escritos e revisados, o que pode
incentivar o cuidado na escrita por parte dos alunos (e professores). E para os alunos mais tímidos, os blogs são
um caminho para que professor e demais colegas conheçam mais as opiniões destes
colegas que efetivamente disponibilizem no seu próprio Blog suas produções e
postem comentários nos blogs dos outros colegas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário