Postagens

Ideias Museais : no meio do caminho tinha um BLOG

Parafraseando Drummond* - no meio do caminho tinha um Blog, tinha um Blog no meio do caminho, tinha um blog, por isso, os textos postados no Blog Ideias Museais são resultantes dos apontamentos feitos para avaliação da disciplina Informação e Educação Patrimonial e neste espaço incluo as imagens que capturei ao longo desta cadeira.

Colegas, comentários são sempre bem vindos!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Educação e Museus: contextos


Tive a oportunidade de acompanhar a visita guiada teatralizada A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana  que aconteceu na casa de Cultura Mario Quintana .  O projeto existe desde 2006 e a visita tem entrada franca e é direcionada a crianças.





[...] A visita é conduzida por Dinorah Araújo, de forma lúdica, com a personagem Traça Biblió, de Carlos Urbim, que apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ para estudantes.  Aborda o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana pela cidade de Porto Alegre, grande fonte de inspiração da sua produção literária.
Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura, entre eles o quarto do poeta, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana. A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923 e que se tornou na atual CCMQ, em 1990. Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo, A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenaturais, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado. "
(Casa de Cultura Mário Quintana) 


Em visita à exposição Brinquedo é Coisa Séria, tive o privilégio de ouvir pude ouvir os relatos dos colegas que organizaram a exposição e conferir como foi apresentado o recorte sobre gêneros, brincadeiras e brinquedos na infância. A exposição trouxe reflexões sobre este tema com textos, vídeos e brinquedos dispostos de forma inusitada.


Na ida ao Jardim Botânico de Porto Alegre acompanhamos uma visita mediada (guiada?) ao Museu de Ciências Naturais. O mediador, estudante de Biologia esforçou para atender-nos da melhor forma possível. A visita ao Jardim Botânico previa outras atividades e o atendimento pelo responsável pelo Setor Educativo, o que não foi possível.  Sem querer ser clichê, fizemos do limão uma limonada (guiada)! Conhecemos algumas coleções científicas do Museu, pudemos visitar setores que normalmente atendem pesquisadores das ciências biológicas.  

Parafraseando Drummond* - no meio do caminho tinha um Blog, tinha um Blog no meio do caminho, tinha um blog, por isso, os apontamentos que faço nesta avaliação da disciplina foram postados no Blog Ideias Museais incluindo algumas imagens que capturei ao longo da disciplina. 

O uso de Blogs como ferramentas educacionais são interessantes, pois podem ser um canal de comunicação mais rápido e direto entre alunos e professores e entre os colegas, permite socializar ideias, trabalhos, imagens e textos. Por ser público, os textos publicados precisam ser mais bem escritos e revisados, o que pode incentivar o cuidado na escrita por parte dos alunos (e professores).  E para os alunos mais tímidos, os blogs são um caminho para que professor e demais colegas conheçam mais as opiniões destes colegas que efetivamente disponibilizem no seu próprio Blog suas produções e postem comentários nos blogs dos outros colegas.




*No meio do caminho tinha uma pedra /tinha uma pedra no meio do caminho/tinha uma pedra ( trecho do poema no Meio do Caminho ,  Carlos Drummond de Andrade .


Nenhum comentário:

Postar um comentário